segunda-feira, 16 de abril de 2012

Comissão de Ética recebe representação contra Ideli

by Estadão

    A Comissão de Ética Pública da Presidência da República recebeu na manhã desta segunda-feira representação do PSDB para investigar a conduta da ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, no episódio envolvendo a compra de 28 lanchas-patrulha. Conforme informou o jornal O Estado de S. Paulo, as lanchas foram encomendadas por R$ 31 milhões pelo Ministério da Pesca em 2009 e parte da conta foi paga enquanto Ideli comandava a pasta. O Estado também revelou que o dono da fabricante das lanchas, a Intech Boating, doou R$ 150 mil ao comitê financeiro do PT de Santa Catarina, que bancou 81% dos custos da campanha derrotada de Ideli ao governo catarinense.
De acordo com o presidente da comissão, Sepúlveda Pertence, Ideli já se antecipou e apresentou explicações sobre as compras das lanchas. 'Ela apresentou esclarecimentos voluntariamente. Recebi o memorial do seu advogado, ainda não li, o relator (Américo Lacombe) é que está examinando o caso', disse Pertence, após o final da primeira metade da reunião, que ocorre em anexo do Palácio do Planalto. Os conselheiros devem decidir depois se abrem um processo disciplinar contra Ideli, informou Pertence. A próxima reunião da comissão está marcada para 14 de maio.
Ideli contratou uma empresa de consultoria, a Entrelinhas Comunicação e Publicidade, para evitar o desgaste de sua imagem e também para reagir aos ataques que considera estar sofrendo nos últimos dias. Na semana passada, a Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara aprovou convocação para a ministra falar sobre o episódio das lanchas.
A Comissão de Ética Pública da Presidência da República também decidiu pedir mais informações ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, sobre os negócios de sua empresa de consultoria. Os conselheiros aplicaram ainda 'censura ética' ao ex-diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) Luiz Antônio Pagot, por conta de suas declarações de que não cumpriria a 'quarentena' enquanto aguardava a volta à iniciativa privada após deixar o serviço público.
Foi arquivado o caso da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, que recebeu camisetas da escola de samba Império Serrano, depois de o ministério zerar a inadimplência da agremiação carioca, conforme revelado pelo jornal 'Correio Braziliense'.


Preso, Cachoeira não vai

ao enterro da mãe em GO

 
Cerca de 600 pessoas estiveram, nesta segunda, no velório de Maria José de Almeida Ramos, 82 anos, a dona Zezé. Mineira de Araxá, a mãe de Carlinhos Cachoeira morreu nesta madrugada e foi sepultada no final da tarde em Anápolis (GO).
Apesar da expectativa, Carlinhos Cachoeira, não compareceu. Acusado de comandar a máfia dos caça-níqueis em Goiás, e de investir dinheiro na campanha de políticos, ele permaneceu recluso no presídio de segurança máxima em Mossoró (RN). 'Ela foi a matriarca dos Cachoeira', disse o vereador de Anápolis, Wesley Silva (PMDB). 'Eu sou amigo da família', afirmou. O vereador negou que tenha recebido doação financeira da família Cachoeira em sua campanha política.
Quem também negou ajuda, mas esteve presente no enterro, foi o ex-deputado Frei Valdair, vinculado ao PTB e à Igreja Católica Apostólica Romana, atualmente sem mandato. 'Fiz muitos batizados e casamentos na família da Dona Zezé', disse o frei. 'Também batizei um dos filhos do Carlinhos (Cachoeira); mas não pedi apoio financeiro a ele', garante.
O governador de Goiás, Marconi Perillo, e o prefeito de Anápolis, Antonio Roberto Ottoni Gomide (PT), não mandaram representantes, mas três secretários municipais estiveram presentes, entre eles Ademir Marinho (Esportes). Envolvido no escândalo das escutas telefônicas da Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, o deputado federal Carlos Alberto Leréia (PSDB) mandou uma coroa de flores.
De acordo com o boletim médico do Hospital Evangélico de Anápolis, Maria José de Almeida Ramos, 'morreu às 02h30min devido à falência múltipla de órgãos'. Mas o viúvo Sebastião de Almeida Ramos, 86 anos, disse que Dona Zezé 'fumou a vida inteira' e sofria de fortes dores no pulmão. O casal teve 14 filhos.

Com Renan e Chinaglia,

 Lula visita Sarney em SP

    Em tratamento fonoaudiológico diário no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou nesta segunda-feira o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), internado no hospital desde sábado (14). Sarney está em recuperação após realizar uma angioplastia para colocação de um stent arterial no coração.
Lula foi acompanhado do líder do governo na Câmara, deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP) e do líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL). A visita durou aproximadamente 20 minutos. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, Sarney recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas ainda não deixou o setor. Ainda na tarde desta segunda-feira, o hospital divulgará um novo boletim médico sobre o estado geral do senador.
Hoje, o ex-presidente Lula também divulgou uma mensagem em homenagem ao Dia Mundial da Voz, comemorado nesta segunda-feira (16). No vídeo de quase dois minutos, Lula agradeceu o apoio dos profissionais que o atendem desde o início do tratamento contra o câncer na laringe, descoberto em outubro passado. 'Tive muito medo de perder minha voz', admitiu.
O tumor na laringe entrou em remissão completa, mas Lula segue tratamento para normalizar sua voz e deglutição. 'Continuo fazendo fonoterapia, pois tenho certeza de que minha voz pode melhorar ainda mais', contou. O petista desejou que todos possam ter a mesma oportunidade que ele teve em seu processo de recuperação. 'Espero que todas as pessoas que têm o problema que eu tive possam ter acesso ao mesmo tratamento que eu estou tendo', disse.
Lula vem retomando aos poucos sua agenda de encontros e eventos públicos. No último sábado (14), o ex-presidente participou da inauguração do primeiro Centro Educacional Unificado (CEU) de São Bernardo do Campo. Na tarde desta segunda-feira, Lula se encontra com o presidente da Tanzânia, Jakaya Mrisho Kikwete. O encontro será em um hotel da zona sul de São Paulo.

Nenhum comentário:

Em Alta

Glândula Pineal: o nosso terceiro olho

Max-kegfire / Getty Images / Canva Escrito por Eu Sem Fronteiras Localizada no centro do cérebro, sua função é controlar o ritmo do corpo, c...

Mais Lidas