quinta-feira, 19 de abril de 2012

Partidos anunciam indicações de 18 dos 32 titulares da CPI do Cachoeira








by G1

Comissão investigará vínculo de políticos com bicheiro Carlinhos Cachoeira.
Criada nesta quinta, CPI terá entre titulares 16 deputados e 16 senadores.

Partidos com representação no Congresso já anunciaram as indicações de pelo menos 18 dos 32 integrantes da CPI mista criada nesta quinta (19) para investigar as relações de políticos, governantes e empresários com o bicheiro Carlos Augusto Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, preso desde fevereiro, acusado de chefiar um esquema de jogo ilegal.
OS TITULARES DA CPI

ANUNCIADOS PELOS

PARTIDOS
DEPUTADOS
Nome e estadoPartido
Íris de Araújo (GO)PMDB
Luiz Pitiman (DF)PMDB
Carlos Sampaio (SP)PSDB
Fernando Francischini (PR)PSDB
Onix Lorenzoni (RS)DEM
Gladson Cameli (AC)PP
Paulo Foletto (ES)PSB
Rubens Bueno (PR)PPS
Protógenes Queiroz (SP)PC do B
Filipe Pereira (RJ)PSC
Miro Teixeira (RJ)PDT
Silvio Costa (PE)PTB
Maurício Quintella Lessa (AL)PR
SENADORES
Nome e estadoPartido
Fernando Collor (AL)PTB
Vicentinho Alves (TO)PR
Alvaro Dias (PR) *PSDB
Jayme Campos (MT) *DEM
Cássio Cunha Lima (PB) *PSDB
Aloisio Nunes Ferreira (SP) *PSDB
Jarbas Vasconcelos (PE) *PMDB
Randolfe Rodrigues (AP) *PSOL
* O bloco da minoria no Senado ainda definirá se será titular ou suplente. Dentre seis senadores indicados pelo bloco, três serão titulares e três, suplentes.
Fonte: bancadas dos partidos no Congresso
O prazo oficial para as indicações termina na próxima terça-feira (24), mas muitas legendas já anteciparam os nomes dos indicados. Na terça, haverá nova sessão do Congresso Nacional (que reúne deputados e senadores) para que seja feita a instalação da CPI. Nessa sessão, serão oficializados os nomes dos titulares e suplentes da comissão.
A CPI terá seis meses para investigar os fatos, mas o período pode ser prorrogado. Uma comissão de inquérito tem poderes para pedir quebra de sigilo fiscal e telefônico. Ao final, um relatório sobre a investigação será encaminhado para o Ministério Público Federal, que poderá tomar medidas judiciais cabíveis nas áreas cível ou criminal.
Apesar do requerimento que criou a CPI informar que a comissão terá 15 deputados e 15 senadores (com distribuição proporcional pelas bancadas), o regimento do Congresso Nacional prevê uma vaga extra em cada casa a ser destinada a um partido que não tenha bancada necessária para ter direito a participar da comissão. No Senado, essa vaga será destinada ao PSD. Na Câmara, ao PC do B.
A presidência da comissão caberá a um senador do PMDB, e a relatoria, a um deputado do PT. Os dois cargos são os mais importantes da CPI.
Na Câmara, 13 dos 16 deputados já foram anunciados. No início da noite, o PP, que havia anunciado como titular Iracema Portella (PI), informou que indicará Gladson Cameli (AC).
Somente o PT não apresentou seus nomes. "Eu sei os perfis, eu sei os nomes, está tudo na minha cabeça. Só não vou contar para vocês", disse o líder do partido na Câmara, deputado Jilmar Tatto (PT-SP).
Ele pretende usar até o final o prazo dado para as indicações, que termina às 19h30 da próxima terça-feira.
No Senado, apenas duas indicações de titulares foram feitas até agora. O bloco União e Força, formado por PTB, PR e PSC, apresentou os nomes de Fernando Collor (PTB-AL) e Vicentinho Alves (PR-TO). A oposição definiu seis nomes, mas não quais serão titulares ou suplentes: Álvaro Dias (PSDB-PR), Jayme Campos (DEM-MT), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).
As outras vagas no Senado, pertencentes ao bloco de apoio ao governo e à maioria, ainda não têm nomes definidos
.

Nenhum comentário:

Em Alta

Glândula Pineal: o nosso terceiro olho

Max-kegfire / Getty Images / Canva Escrito por Eu Sem Fronteiras Localizada no centro do cérebro, sua função é controlar o ritmo do corpo, c...

Mais Lidas